quinta-feira, 10 de junho de 2010

Nova bomba a caminho


O boletim do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) desta quinta-feira (10/6) informa que o final de semana será de muitas ondas em todo litoral Sul e Sudeste do Brasil.

A formação de um ciclone sobre o Atlântico, ligeiramente afastado do continente, gera uma nova bomba de Sul / Sudeste que deve atingir as praias da região com séries que podem ultrapassar 4 metros.

Devido à dinâmica de deslocamento do sistema, o ápice do swell, que está previsto para o domingo (13/6), acontece simultaneamente entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

O mar começa a ganhar tamanho na manhã desta sexta-feira (11/6) e só para de subir na madrugada de segunda-feira (14/6).

Os litorais paulista e carioca devem ser bombardeados. As estimativas mais otimistas mostram ondas de até 5 metros em alto-mar. Para o litoral Sul e Espírito Santo, apontam altura significativa entre 3 e 4 metros.

Nas primeiras 48 horas, o vento do quadrante Sul sopra moderado e o período fica próximo de 8 segundos. A chance de mar storm é grande.

A partir da tarde de sábado, a previsão indica fatores externos muito favoráveis: tempo bom, vento fraco e período na casa dos 11 segundos para toda região. Se tudo ocorrer dentro do previsto, o domingo será um dia clássico.

Ainda de acordo com os gráficos, essa potente ondulação terá força suficiente para atingir parte do litoral Nordeste com ondas consistentes na segunda-feira. Mas ainda é cedo para prever a real condição do mar e dos fatores externos.

Acompanhe mais detalhes sobre esta ondulação em nossas próximas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário