quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sul e Sudeste no mapa do surf


Quinta-feira de muitas ondas em todo litoral Sul e em parte do litoral Sudeste do Brasil.

O ciclone extra-tropical posicionado à Leste da costa catarinense gera um potente swell que bombardeia a costa da região com séries que ultrapassam 3 metros entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Infelizmente, os fatores externos - vento forte e tempo instável - prejudicam a qualidade das bombas na maioria dos picos do Sul.

No litoral gaúcho, condições storm impedem qualquer possibilidade de surf há três dias. As séries ultrapassam 3 metros e quebram muito lá fora. O vento do quadrante Sul não dá trégua, nem a chuva.

Em algumas praias catarinenses, para quem gosta de onda grande, tem um surf legal. A correnteza é forte e a arrebentação pesada.

Barra da Lagoa e Porto, com ondas de 1 metrão e melhor formação, são as opções alternativas.

No litoral paranaense, paulista e carioca, as séries quebram menores – com 1,5 metros – mas em compensação a formação é melhor, o tempo está firme e o vento sopra terral.

No Paraná, o mar continua bombando. O point de Matinhos e o point das Direitas funcionam em condições clássicas. A única ressalva fica por conta da correnteza que atrapalha o posicionamento da galera no line up.

Em São Paulo tem muita onda. De Norte à Sul o surf rola solto em séries de até 1,5 metros. No litoral Sul, o destaque fica para o Guarujá: ondas de 1 metrão, vento terral e muito sol.

No litoral Norte, Ubatuba tem as condições mais consistentes: 1,5 metros nas rainhas e terral forte. As maiores fecham, mas na variação de maré deve ficar muito bom. Em São Sebastião e Bertioga, as séries rolam com 1 metro e a galera faz a cabeça desde cedo.

Muitas ondas na surf city do Rio de Janeiro. As melhores ondas estão no Arpoador e Copacabana: mais de 1,5 metros e boa formação. Na Macumba também rola uma queda.

Em Saquarema o point continua funcionando. Em Itacoatiara, ondas muito irregulares. Pode melhorar no decorrer do dia. Em Búzios, rolam ondas consistentes com boa formação.

Para sexta-feira, os gráficos indicam que o swell perde força gradativamente, mas ainda vai sobrar muita onda - tanto no litoral Sul quanto no litoral Sudeste do Brasil.

Os fatores externos – principalmente o vento – vão dar uma trégua. O período sobe para 10 segundos. Tudo aponta para mais um dia de surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário