segunda-feira, 31 de maio de 2010

CPTEC confirma previsão


O boletim do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) desta segunda-feira traz boas notícias para os surfistas do litoral Sul, Sudeste e de parte do litoral Nordeste do pais.

A previsão de entrada de swell se confirma e um intenso ciclone posicionado à Leste do Rio Grande do Sul gera uma potente ondulação de Sul / Sudoeste que vai atuar em toda a costa da região durante esta semana.

No litoral Sul / Sudeste, o ápice do swell acontece entra terça e quarta-feira (01 e 02/06). As maiores séries podem atingir 4 metros nos picos mais expostos e situação é de alerta, principalmente para as atividades portuárias, de navegação e pelo risco de desabamento nas construções à beira mar.

Fatores externos – vento e tempo instável – que acompanham a entrada e o quadrante da ondulação comprometem a qualidade das ondas nas próximas 36 horas.

Entre o final da tarde de terça-feira e a manhã de quarta, simultâneo ao ápice do swell, o vento deve amenizar e virar para Leste. O período dispara e fica na casa dos 12 segundos. Se tudo ocorrer dentro do previsto, vários points vão funcionar em condições clássicas.

No litoral Nordeste, o ápice do swell acontece entre quinta e sexta-feira (03 e 04/06). Na Bahia e em Sergipe, infelizmente, os fatores externos – favoráveis até ontem – sofreram alterações significativas e devem detonar a formação das ondas. Enquanto a ondulação estiver na área, o vento Sul / Sudeste vai soprar entre forte e moderado. O período relativamente baixo – 8 segundos – aponta que, muito provavelmente, o mar ficará storm.

Em Alagoas deve ficar bom. Vento fraco e período alto – 12 segundos – indicam excelentes condições a partir de quarta-feira. Da Paraíba para cima o swell, passa por fora da costa, mas balança o mar e pode rolar um surf em vários points até o litoral pernambucano.

Acompanhe mais detalhes sobre esta ondulação em nossas próximas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário